sábado, 28 de outubro de 2006

RSS, Atom, XML, Syndicate, Feeds e outras letrinhas



Quando um site ou blog trouxer termos como Syndicate, RSS, Atom, XML e outras sopas de letrinha não se assuste: ele só está querendo oferecer novas formas de acessar seu conteúdo.

RSS e Atom são formas alternativas de acessar o conteúdo de um site ou blog.

Blogs e sites de notícia publicam conteúdo periódico, ou seja, são atualizados freqüentemente. Se você está acostumado a ler um determinado site ou blog, acaba sendo obrigado a visitá-lo periodicamente, tenha ele sido atualizado ou não.

Podemos comparar a assinatura do RSS ou ATOM de um blog como uma assinatura de uma revista. Ao assinar uma revista, você elimina o incômodo de ter que ir até a banca verificar se um novo exemplar já está disponível e comprá-lo. Ou seja, a informação vem até você ao invés de você ter que ir até ela.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo. Servem para receber uma lista de atualizações dos sites escolhidos, no momento em que elas ocorram.



O ícone que representa o RSS e é mais conhecido na Internet foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o icone) com o Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7.

Existem dois tipos de leitores RSS: os programas que você instala no computador e aqueles que funcionam on-line. O primeiro caso é mais indicado para quem sempre vai ler os RSSs no mesmo computador, e o segundo caso, para quem usa internet em vários locais diferentes, viaja muito ou tem internet de banda larga.
Entre os leitores de RSS on-line (que dispensam instalação), alguns dos mais usados são: Bloglines, (recomendo!), Alesti, Netvibes, GoogleReader, Yahoo, PageFlakes,. Para usar algum desses leitores, basta acessar os sites, se registrar e começar a usar cadastrando seus sites preferidos.
Entre os que você instala no computador, há algumas opções em software livre, como: RSS Owl, FeedReader.

Você também pode usar o Firefox ou o Thuderbird para ler RSS. Essas páginas explicam como fazer:
- RSS no Firefox (em português)
- RSS no Thuderbird (em português)

Depois de escolher um leitor de RSS, adicione o Cópia Carbono para receber os novos posts que forem publicados aqui.

Na barra lateral você encontra links para adicionar nosso feed aos principais leitores online.
Para adicionar em um programa leitor de feeds (agregador) copie um dos endereços abaixo e cole na inscrição do programa:

http://feeds.feedburner.com/copiacarbono
http://copiacarbono.blogspot.com/atom.xml

Technorati tags: , , , , , , , ,

Informações copiadas de Bruno Torres.net e Wikipédia.



sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Se beber não dirija


Fique vivo, você tem que votar no domingo.



quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Fotos do acidente da Gol de dentro do avião




UPDATE 2:Leia a matéria do Terra, da Folha Online e a explicação do Contraditorium sobre o caso .


As fotos acima foram encontradas em uma máquina digital Casio Z750, entre os destroços na Serra do Cachimbo. Embora o equipamento estivesse destruído, o cartão Memory Stick foi recuperado. O Major Antônio Nelson, da Força Aérea, está investigando como as fotos vazaram para a Internet, pois representam graficamente o ápice dessa tragédia, e não deveriam ter sido divulgadas.

Copiadas descaradamente do Blog do Cardoso que as publicou com exclusividade e postadas aqui com a mesma filosofia e finalidade do autor do blog.

Technorati tags: , , , , ,

UPDATE: perguntar não ofende: Quem é mais espertinho, nós que postamos as fotos do LOST (você pensou que era verdade?) ou as pessoas que caem aqui procurando fotos de corpos destroçados?
(escrito de vermelho para as pessoas que não costumam passar do primeiro parágrafo)


À propósito, se você gosta desse tipo de fotos (e tem mais de 18 aninhos) visite o OGRISH, um site dedicado à imagens que não são vistas todos os dias.
Ah, obrigado pela visita.



quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Cuidado com a depressão


Copiado descaradamente do nosso parceiro Pimenta Malagueta (ex- Anormais)



terça-feira, 24 de outubro de 2006

Firefox 2.0 já disponível para download


Testando os novos recursos do Firefox 2.0 recém saído do forno deparei-me com uma novidade um tanto curiosa. Quem usa dois perfis ou mais sabe que ao trocar de perfil abre uma nova aba que redireciona para o site brasileiro do Firefox.

Pois bem, na nova versão também redireciona para a página do Firefox, só que é uma oficina chamada Firefox com o site http://www.firefox.com.br/.
Quer ver?
Com o Firefox 2.0 instalado basta criar um novo perfil (Menu Iniciar > Executar digite FIREFOX -P conservando o espaço entre FIREFOX e -P em seguida clique em novo perfil, ou se você for instalar pela primeira vez pode entrar direto)
A página inicial será da oficina.


Enfim , vamos às novidades:

Interface

* Novos botões, ícones e barra de abas.
* Novo campo de pesquisa, com janela Organizar.
* Nova janela Complementos, englobando extensões e temas.
* Janela Opções reorganizada.
* Menu Ir rebatizado para Histórico e com novas funções.

Verificação ortográfica

Campos de texto nas páginas podem ter a ortografia verificada automaticamente, como ocorre nas mensagens do Thunderbird. Instale o dicionário para ativar a verificação.

RSS

* Ao clicar no ícone laranja de RSS (na extremidade direita do campo de endereço), o conteúdo do RSS pode ser visualizado no Firefox.
* O Firefox oferece 3 alternativas para inscrever um RSS: nos favoritos (como é no 1.5), inscrevendo em um serviço online (como o Bloglines) ou através de um programa específico instalado no computador.

Pesquisa

* Páginas podem declarar que possuem pesquisas para adicionar ao campo. Ao detectá-las, o Firefox realça o ícone do campo de pesquisa. Abra o menu para exibir os disponíveis e adicioná-los.
* É possível mudar a ordem ou excluir mecanismos de pesquisa.
* Ao digitar no campo de pesquisa, os mecanismos podem sugerir palavras para autocompletar (recebidas instantaneamente pela internet). É utilizado na pesquisa Google.
* Botão para iniciar a pesquisa (complementando a tecla Enter).
* Quando o campo de pesquisa está vazio, o nome do mecanismo atual é exibido.
* Pode-se restaurar alguma pesquisa padrão que foi excluída.
* A pesquisa do menu de contexto (texto selecionado na página) usa o mecanismo atual do campo de pesquisa.
* Adoção de padrão derivado do OpenSearch. O Firefox continua instalando pesquisas de versões anteriores.

Antifraudes

Páginas usam um golpe conhecido como "phishing" para enganar usuários fazendo-se passar por páginas legítimas.

O Firefox 2.0 tem dois métodos para detectar esses sites. Consultando o Google a cada página visitada ou armazenando uma lista com endereços de páginas falsas (método padrão). Se estiver usando o Firefox 2, clique aqui e faça o teste.

Abas

* Botão fechar na própria aba.
* Quando o número de abas não cabe na tela, um menu permite selecionar as abas não visíveis.
* Comando para reabrir uma aba fechada (menu Histórico e menu de contexto na barra de abas).
* Ao fechar uma aba, a aba vista por último é selecionada.
* Opções simplificadas.
* Ctrl+9 seleciona a última aba (e não mais a nona).

Nomes dinâmicos

É uma propriedade nova dos favoritos, que permite que o nome seja atualizado periodicamente usando dados da internet. Quando uma página suporta nomes dinâmicos, a janela "Adicionar a favoritos" exibe essa opção.

Restaurar sessão

Quando o Firefox trava ou é necessário reiniciar (para efetivar uma atualização), todas as janelas e abas são restauradas. Há uma opção para o Firefox sempre restaurar a última sessão ao iniciar.

Outros

* Janelas de memorizar senhas foram divididas (senhas salvas e sites que não devem salvar senhas).
* Alerta ao tentar abrir muitas abas simultaneamente.
* Removida a integração com programas de email ("Ler mensagens", "Nova mensagem").
* Novo instalador da versão Windows.
* "Console do JavaScript" rebatizado para "Console de erros".
* Falhas de CSS constam como alertas no console, não mais como erros.
* Complemento são ordenados alfabeticamente.

Donwload na página brasileira do Firefox.

Technorati tags: , , , , ,



segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Guinness Book 2007 traz os recordes da internet


Quando se pensa em Guinness Book, o livro dos recordes, normalmente, a primeira coisa que vem à cabeça são os relatos bizarros de “proezas” humanas, como o maior número de garrafas de cerveja abertas com os dentes num minuto ou o maior grupo de pessoas em uma guerra de travesseiros conjunta.

Mas a publicação não é só isso. Em sua versão 2007, que acaba de chegar às livrarias pela editora Ediouro, o livro traz curiosidades interessantes para os aficionados em tecnologia.

Veja algumas:

País com mais internautas
Os EUA são os vencedores com 161.632.400 pessoas que acessam a rede.Já a Nova Zelândia tem a melhor distribuição da web pela população: de cada 10 mil habitantes, 7931 pessoas conectam-se à rede mundial.

País com mais websites
A Alemanha é a nação com mais sites por pessoa: de cada mil habitantes, 84,7 contam com uma página na internet.

Mais dinheiro doado em 24 horas
O site Comitê de Emergências para Desastres recebeu 166.936 doações entre os dias 30 de dezembro e 31 de dezembro de 2004 , totalizando US$19.863.186 em fundos para os flagelados do tsunami que devastou o sudeste da Ásia em dezembro daquele ano.


O primeiro blog
Foi criado pelo inglês Tim Berners-Lee em 1991. Em essência era um site com notícias do que havia sido acrescentado à World Wide Web, que é a base da internet como a conhecemos hoje e também foi criada por Berners-Lee.

Maior loja virtual
É a norte-americana Amazon.com, que já vendeu produtos para mais de 13 milhões de clientes em 160 países. Possui catálogo de mais de 4,7 milhões de produtos entre CDs, livros e vídeos.


Podcast mais baixado
É o programa de rádio virtual inglês The Ricky Gervais Show, que a partir de dezembro de 2005 , teve uma média de 261.670 downloads por episódio.

Calça Jeans mais cara vendida pela web
Em junho de 2005, um colecionador anônimo do Japão arrematou por US$60 mil um modelo original de 115 anos da calça jeans Levis modelo 501 no site de leilões eBay.

Primeiro preso por compartilhar arquivos
Em novembro de 2005 , o chinês Chan Nai-Ming foi preso por disponibilizar na internet os arquivos dos filmes Demolidor, Miss Simpatia e Planeta Vermelho.

O livro ainda traz outras 28 curiosidades relativas à web, além de proezas de gamers e recordes relativos a traquitanas eletrônicas, como a caneta a laser mais potente do mundo, capaz de projetar seu feixe de luz por mais de 193 km de distância.

Copiado descaradamente do Link.

Technorati tags: , , , , ,



domingo, 22 de outubro de 2006

O que é que eu vou dizer lá em casa?



Esse vai precisar dar umas boas explicações...

Technorati Tags: , , ,



Pesquisa personalizada

Google News - Entretenimento